- gisouzam
Infância com leitura, conexão e imaginação

Ler com uma criança é abrir as portas para um mundo que ela pode criar como quiser e é também uma declaração de amor: a Sociedade Brasileira de Pediatria destacou como primeiro benefício da leitura a criação de vínculo com a família. Quando nos sentamos com uma criança e abrimos um livro, estamos dizendo a ela que aquele momento é especial, que ela é amada e que estamos segurando sua mão para que ela tenha o direito de sonhar e imaginar.
A leitura auxilia no processo de aquisição da linguagem, estimula a criatividade e a imaginação. Pequenos leitores são curiosos e interessados no movimento do mundo ao seu redor. Bons livros ajudam as crianças a lidarem com as próprias emoções, ensinam empatia e proporcionam momentos de diversão. Não faltam motivos para incluir o hábito da leitura na rotina da família.
Ler para bebês é uma experiência incrível e é muito importante para a crescimento e desenvolvimento deles, mas se seu filho já está crescido, saiba que nunca é tarde para começar e que o melhor momento é agora, hoje. Para que o ato de ler se torne um hábito, a criança tem que entender a leitura como um momento prazeroso, não como uma obrigação, há várias maneiras de proporcionar essa experiência: criar um ambiente agradável para a leitura, deixar que a criança escolha o livro, ir a uma biblioteca ou livraria, mostrar interesse na opinião da criança sobre o que ela leu e estar muito presente na hora da leitura.
Talvez agora você esteja pensando: “mas como criar um leitor se eu leio tão pouco?”. Posso te dizer que a experiência com a literatura infantil também é uma oportunidade incrível de nos reconciliarmos com o leitor que gostaríamos de ser. Bons livros infantis são bons livros para adultos também e se abrir para este mundo pode ser sua oportunidade de reconstruir sua história como leitor.
Eu não tenho a receita para transformar seu filho em um leitor, mas podemos pensar juntos em maneiras de conduzi-lo por este caminho tão bonito de forma prazerosa para todos os envolvidos na experiência leitora. Me acompanhe no Instagram e vamos embarcar nessas reflexões!
@gisele.smoreira